terça-feira, 15 de junho de 2010

Fim dos scans?!

Como curto bastante, pensei em postar algumas scans de quadrinhos aqui no blog, mas com a onda de sites sendo fechados devido a esses scans, resolvi remover os post. Segue o texto removido da A&C.


"Mais uma vez, a má fé, traz prejuízos a quem só colabora para a disseminação da cultura da nona arte. Vamos divulgar isto, fazer valer nossa força nesse momento.

O texto abaixo foi escrito pelo Kako, administrador do GibiHQ!:

O GibiHQ! não é apenas um site que disponibiliza scans através de uma rede P2P - emule e soulseek. A primeira ideia é que estamos distribuindo quadrinhos , mas não é apenas isso.

Vamos definir o que são Scans. Scans são quadrinhos digitalizados, que podem ler lidos no computador. Em geral tem formato cbr/cbz e PDF. Os scans, em sua grande maioria, são compostos de títulos que ainda não foram publicado no Brasil ou então de material antigo, fora de catálogo.

Este é um site que é mantido por fãs. São pessoas que baixam a revista de servidores nos EUA - também via P2P -, traduzem, apagam os balões em inglês, reescrevem os balões em Português e então compartilham o arquivo através de seus computadores.

Em pesquisa feita em nosso site, ficou constatado que não prejudicamos as vendas destes quadrinhos em nenhum momento. Pelo contrário: trouxemos mais leitores para as editoras. Também não vendemos nenhum tipo de material.

O site vive de doações para cobrir os custos fixos de servidor e domínios. E para isso faço a prestação de contas. Não tenho quero e nunca quis obter benefício para mim ou outrém. Se há sobra de caixa, eu faço sorteios de encadernados que compro em bancas. E assim a roda gira...

Vamos entender a motivação dos scans.
Durante a década de 80 e parte dos anos 90 a editora Abril vendia quadrinhos da Marvel e da DC. Por uma decisão editorial nem todos os títulos americanos são lançados no Brasil. Dentro desta decisão editorial, um dos absurdos cometidos era cortar algumas páginas para poder encaixar um número maior de títulos e/ou histórias dentro das 84 páginas da revista. Cada título norte-americano possui 23 páginas.
Somente com a internet é que passamos a ter acesso aos títulos originais e ver a mutilação que a Editora Abril fazia. Então eu pagava para ler uma obra e não lia na íntegra.

Para quem não conhece, um dos trabalhos que o GibiHQ! faz é relançar esses títulos mutilados. A gente pega a edição original em um servidor P2P de um software chamado DC++, compara com a edição nacional, vê os cortes, faz a tradução, letras, muitas vezes traduz a capa, coloca o logotipo do nosso grupo na capa e lançamos. O logotipo NÃO fica em cima do logotipo da editora. Ele fica numa área branca reservada ao código de barras.



Outro trabalho que fazemos é lançar títulos que não chegariam ao Brasil porque as editoras entendem como um título não comercial. Se é um título que a editora acha que não vende, ela não publica. E nós lançamos estes títulos não comerciais.
Ainda dentro desta linha editorial sacana, com a justificativa de diminuir os custos de produção e trazer um número maior de títulos para o Brasil, são criados os mixes com 3 a 4 histórias. Então, quem compra uma revista no Brasil é obrigado a levar 3 ou 4 revistas, mesmo que você não tenha interesse em um dos títulos. Ou seja, eu pago por uma coisa que não quero ler.

A último trabalho é lançar as revistas que só chegariam - ou chegarão, depende da linha editorial - no Brasil dentro de um ano ou mais. Assim como existe a pessoa que gosta de ver um filme recém lançado, a gente também quer ler os últimos lançamentos.

Agora é que vem o grande diferencial: o colecionador de quadrinhos NÃO deixa de comprar as revistas em bancas porque tem acesso ao conteúdo digital porque antes de tudo, ele é um colecionador. Se um determinado título vende mal, a culpa não é do scan. A culpa é do roteirista que não criou uma boa trama ou do desenhista que faz uns garranchos.

E alguma editora quer discutir o assunto ? Eu estou aberto para o debate.

Mas e agora José ?

Num primeiro momento, fui denunciado por uma pessoa que se dizia ser o Sr. Edner, da APCM, mas parece que era uma denúncia falsa.

Duas horas depois de eu recolocar o site no ar, nova denúncia aconteceu, mas desta vez o site não saiu do ar.

Só que agora, recebi uma notificação da Marvel, e este parece ser verdadeiro.

Pois bem caros amigos.

Não satisfeito em usar o nome da APCM, o nosso amigo Sr. Denunciantes forneceu meus dados diretamente para a Marvel. Essa por sua vez, pede para que retiremos os scans ou tomará as medidas cabíveis.

Mas e agora ? Acato o posicionamento da Marvel ou sigo em frente ? Se eu acatar, estou dizendo que estou errado em disponibilizar scans em redes P2P. Se eu não acatar, sofro um processo por parte de uma megacorporação. E onde será que a corda vai partir ?

Já pedi ajuda em diversos lugares. Pedi orientação jurídica para alguns advogados que têm seus princípios voltados ao compartilhamento de cultura e informação. Mas não houve resposta.

Se nenhum advogado, associação, entidade - ou seja lá o nome correto - puder fazer a caridade de me defender, então estou sozinho. Nesta hora não adianta ter apoio moral dos amigos e dos frequentadores do GibiHQ!. Se eu encarar esta briga, vai ser briga de cachorro grande. E vou precisar de muita, mas muita grana mesmo. E a quem recorro ?

No momento só posso pedir apoio de quem acredita na causa de que compartilhar não é crime. Que o que fazemos não é crime. Que é mais válido o acesso à cultura do que alguns trocados de uma megacorporação.

A melhor forma de me ajudar - se não for para dar apoio jurídico - é divulgar o que está acontecendo. Via Twitter, nos sites de quadrinhos, num site de jornalismo, num blog de protesto. Precisamos fazer barulho.

Não precisamos mandar os políticos ou a polícia caçar bandidos. Mas também podemos ser tratados como criminosos. Temos que ter força para mudar a lei; temos que forçar o debate. Ou a coisa muda a partir de agora ou vamos nos recolher em definitivo.

Não dá para mudar a lei sem desobediência civil. A hora é agora! Protestem! Façam barulho! Não fiquem calados!"

Um comentário:

  1. Fala luc, a grande questão da marvel é que na visão dela, você infringe o direito autoral sobre a publicação dela.

    hoje em dia ela vende as revistas digitalmente, e neste caso, com a sua atitude, ela só perde dinheiro (na visão dela).

    Bom, não posso deixar de ver o lado dela, mas não posso ser hipocrita o bastante pra dizer que não baixo esse tipo de midia.

    O grande lance mesmo, é o senhor denunciante, que por algum motivo, fez esse favor a todo o publico que você tinha ou viria a ter.

    vamos ver como termina.

    espero que termine bem para o "nosso" lado.

    mesmo que eu nao goste de HQ's americanas XP.

    ResponderExcluir

Os comentários daqui em diante serão revisados...